• Bielas
  • 1. Qual é a função da Biela ?

    bi

    Para quem gosta de cuidar do carro e sabe o quanto isso é importante, reconhecer cada peça e seu correto funcionamento é essencial, mesmo que seja para identificar falhas comuns, porém perigosas, como defeitos na biela de motor.

    Para ajudar na identificação dessas falhas, criamos um miniguia sobre a biela para auxiliar no reconhecimento de problemas, sua funcionalidade, cuidados, entre outros tópicos. Fique com a gente e descubra um pouco mais sobre esta peça tão importante para o motor de seu carro.

    QUAL A FUNÇÃO DA BIELA DE MOTOR?

    É o item responsável por difundir a força gerada na câmara de combustão obtida pelo pistão para a árvore de manivelas, conhecida também como virabrequim. Apesar de ser uma peça pequena, sua função é a de transformar movimentos retilíneos em movimento circular contínuo.

    A parte superior da biela, conhecida como pé, fica conectada ao pistão e a parte inferior, chamada também de cabeça, é ligada ao virabrequim convertendo o movimento de sobe e desce em movimentos rotativos. Isso faz com que o motor funcione.

    POR QUE É UMA PEÇA FUNDAMENTAL PARA O MOTOR?

    Na maioria das vezes, a biela de motor é feita de aço especial e sua forma varia em tamanho e modelo se adequando ao tipo e configurações de cada motor, que é composto por diversas peças fundamentais para sua adequada performance.

    Durante o funcionamento do carro, a biela de motor sofre grandes esforços devido a seus movimentos e à força requerida para mantê-los. Se ela sofrer alguma deformação em sua estrutura ou funcionamento, o motor será diretamente afetado — perdendo a sincronia.

    QUAIS FATORES CAUSAM DEFEITOS NA BIELA DE MOTOR?

    Há um mito de que a biela entorta ou quebra por causa da potência do carro. Porém, a causa mais comum de falhas na biela é a falta de lubrificação, que pode acontecer por diversos motivos. O mais frequente é a quebra do filme de óleo, que fica entre o munhão do virabrequim e a bronzina.

    O tempo de uso da peça também pode ser responsável por falhas. Mais uma vez vemos a importância da manutenção preventiva. O travamento do pistão também pode levar à quebra das bielas, assim como a utilização de peças inadequadas para determinado motor ou de má qualidade.

    COMO IDENTIFICAR PROBLEMAS NA BIELA?

    A maneira mais simples de identificar problemas na biela do motor é por meio sonoro. Literalmente um ruído que ouvimos quando o motor está funcionando como se algo estivesse batendo durante a rotação do virabrequim.

    Isso pode identificar um desajuste no torque dos parafusos (folga), como também desgastes na peça, ou pior, biela trincada ou quebrada. Ao ouvir qualquer ruído no motor que deveria estar funcionando silenciosamente, procure imediatamente um mecânico de sua confiança.

    DE QUAIS CUIDADOS A BIELA PRECISA?

    Lubrificação. Uma das primeiras orientações que todo profissional mecânico procura repassar aos seus clientes é a devida atenção em manter o motor sempre lubrificado para evitar desgastes nas peças e, principalmente, no motor de seu veículo.

    Uma outra coisa muito importante é a verificação das bronzinas utilizadas no motor de seu carro. Para isso, é indicado que apenas um profissional de sua confiança abra o motor. Lembre-se de que todas as especificações devem ser encontradas no manual do veículo, por isso se atente a observar se a recolocação das peças seja as descritas no manual.

    O primeiro passo para solucionar qualquer problema que seu carro apresente, inclusive na biela de motor, é saber reconhecer onde ele está e qual a sua verdadeira causa. Após consultar seu mecânico de confiança e o diagnóstico for realmente um problema na biela, invista em peças originais e de qualidade.

  • Mecanica em Geral
    There are no questions in this category
    Combustivel
    There are no questions in this category
    Bloco do motor
    There are no questions in this category
    Retificar motor a diesel
  • 1. QUANTO CUSTA RETIFICAR UM MOTOR A DIESEL ?

    Quanto custa retificar um motor a diesel ? Então  para discutir este assunto saiba que para retificar um motor completo , retificar um motor parcial seja o motor a gasolina, álcool, ou diesel  precisamos levar em conta a substituição das peças moveis internas, como pistão do motor, anel, bronzinas de biela, bronzinas de mancal, juntas, retentor e etc... e também as peças fixas do motor como cabeçote, bloco, bielas, virabrequim e comandos. Para ter um valor exato para retificar um motor sendo ele automotivo ou industrial, o ideal é que seja levado em conta a escolha de uma oficina especializada como a nossa www.panteramotores.com ou outra oficina mecânica de sua escolha. Lembre-se o diagnostico para retificar um motor não se trará de uma , dias e algumas peças somente e sim de vários fatores para a manutenção e a retificação sendo ela completa ou parcial.

    facebooknovo

    Uma das maiores duvidas dos donos de um veiculo automotor está no fato do momento certo de se fazer uma retificação do motor, pois afinal de contas o objetivo de uma retifica é de consertar falhas e folgas existentes, mas com algumas informações é possível perceber qual o melhor momento para se fazer uma retificação.

    Se você possui as duvidas abaixo não deixe de entrar em contato conosco nós iremos lhe ajudar clique epreencha nosso formulário- clique aqui

    • Quanto custa retificar um motor a diesel ?
    • Como retificar um motor a diesel ?
    • Quanto devo retificar um motor a diesel ?
    • Onde comprar baterias e radiadores para carros a diesel 
    • Quais peças devo trocar para retificar motor a diesel
    • Oficina em Sp retificar de motor a diesel ?
    • Onde trocar motor retificado parcial
    • Como comprar motor retificado parcial com garantia
    • Como comprar peças automotivas para motores a diesel
  • Bloco do motor
    There are no questions in this category
    bronzinas de biela
    There are no questions in this category
    bronzinas de mancal
    There are no questions in this category
    Juntas do motor
    There are no questions in this category
    Cabeçote do motor
    There are no questions in this category
    Virabrequim
  • 1. Virabrequim: O que é? Como funciona?

    Árvore de manivela, girabrequim são alguns nomes populares para o popular virabrequimÁrvore de manivela, girabrequim são alguns nomes populares para o popular virabrequimEm um motor de combustão, há várias peças mecânicas fundamentais para que todo o sistema tenha um bom funcionamento. E o virabrequim é uma delas.

    Esta “árvore de manivelas” traz várias seções defasadas que se conectam aos pistões da máquina.Esta “árvore de manivelas” traz várias seções defasadas que se conectam aos pistões da máquina.

    Por isso, tomam os movimentos de sobe e desce dos êmbolos e os transformam em rotação.
    Já que a peça tem invariável contato com uma área muito quente do carro, ela precisa ser feita em metais duros, geralmente de aço forjado, mas podendo ter concentrações de outros elementos.
    Isso acontece assim para que o virabrequim suporte o trabalho pesado e não sofra tamanho desgaste com as rotações.
    Você sabe o que é isso e como a peça trabalha?
    O motor de combustão do seu carro queima a mistura de ar e combustível com o objetivo de colocar o automóvel em movimento.
    Mas, para que isso aconteça, é preciso que a energia que vem da queima seja transformada em torque.

    Do mesmo jeito que acontece com outras peças do veículo, é difícil indicar um tempo de vida útil para esta peça.Do mesmo jeito que acontece com outras peças do veículo, é difícil indicar um tempo de vida útil para esta peça.
    Tudo vai depender da maneira como o motorista dirige seu carro e se o uso é dentro da cidade ou área rural.
    Isso pode significar abrangência de duração que varia entre 80 mil quilômetros e 250 quilômetros rodados, por exemplo.
    Porém, se houver uma má utilização do veículo, pode ser que a peça não dure 50 mil quilômetros.
    Desgaste e condições da peçaAs condições operacionais extremas e descuidadas causam um desgaste diário.
    Se for deixado de lado sem a manutenção adequada ou verificação da peça, pode acarretar a flexão, deformação ou rachaduras no virabrequim.

     

    Benefícios de se realizar a troca da peçaBenefícios de se realizar a troca da peçaQuando o virabrequim apresenta folgas axiais ou avarias mais sérias, você pode estar gastando muito mais dinheiro à toa com reabastecimentos e se expondo a riscos severos na direção.
    Se a peça se romper, obviamente o carro vai parar, deixando você na mão no meio da estrada ou onde quer que esteja.
    Mas isso é difícil de acontecer.
    O grande problema é que o virabrequim “danificado” faz atrito contra as bronzinas e pistões, aumentando a distorção com o tempo.

    Nada impede você de tentar retificar os colos do virabrequim e verificar as folgas axiais desta peça.Nada impede você de tentar retificar os colos do virabrequim e verificar as folgas axiais desta peça.
    Se o eixo estiver deformado, o profissional de mecânica especializado pode desempenar esta parte usando os processos adequados.
    Mas existem grandes benefícios em substituir esta peça tão importante.
    Ao colocar uma peça de qualidade no seu carro, você vai garantir que sua dirigibilidade e performance estejam em alto nível. Sem desgastar outras peças do motor, nem consumir mais combustível.
    Vale dizer, ainda, que o virabrequim deve ter lubrificação constante para que a máquina sustente o melhor desempenho, o que será verificado na hora da troca.

    Fonte de informação retirada do site : canaldapeca com br

     

  • Anel do motor
    There are no questions in this category
    Pistão do motor
  • 1. Para que serve o pistão do motor?

    Por via da combustão ocorrida no topo do êmbolo, este é arremessado de cima para baixo dentro do cilindro. Como está ligado à cambota por via de um braço especial (biela), este seu movimento de descida provoca uma impulsão rotativa no veio do motor (cambota).

  • Comandos
  • 1. Para que serve o comando de válvulas?

    Quem manda na abertura das válvulas é o comando de válvulas, um eixo formado por ressaltos excêntricos (descentralizados), também chamado de cames, responsáveis por empurrar os tuchos e abrir as válvulas. Este eixo é movimentado pelo virabrequim através de correia, corrente ou engrenagens.

  • Retentor
  • 1. Qual a principal função de um retentor?

    retentor têm a função principal de reter óleos, graxas e outros tipos de fluídos, que devem ser contidos no interior de uma máquina, evitando também a entrada de impurezas do meio externo como por exemplo: terra, areia, poeira, etc

Please publish modules in offcanvas position.

Back To Top